Posicionamento do SINDIÓPTICA-CINEFOTO-RIO/NITERÓI sobre a Proposta de Redução da Jornada de Trabalho
O Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico dos Municípios do Rio de Janeiro e Niterói (SINDIÓPTICA-CINEFOTO-RIO/NITERÓI) expressa sua posição contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe a redução da jornada de trabalho para quatro dias semanais, medida que se encontra em análise.
Impactos no Setor Produtivo e no Emprego:
O aumento dos custos operacionais derivados dessa proposta poderá forçar muitas empresas a tomar medidas drásticas para manter as previsões financeiras, como reduzir o quadro de funcionários, reduzir o salário para novas contratações e até fechar as portas em determinados dias. Esses efeitos, além de comprometer o desempenho do setor, tendem a gerar um desequilíbrio econômico que, poderá ser repassado ao consumidor final. Assim, há o risco de que, ao invés de fomentar novas oportunidades de emprego, a medida resulte em cortes de pessoal, prejudicando justamente os trabalhadores, que ela pretende beneficiar.
Compromisso com a Geração de Empregos e o Desenvolvimento Sustentável:
O SINDIÓPTICA-CINEFOTO-RIO/NITERÓI reafirma seu compromisso com a geração de empregos e o fortalecimento sustentável do setor produtivo. Defendemos que as mudanças nas leis trabalhistas sejam amplamente debatidas, levando em consideração os impactos econômicos e sociais, para que possamos construir um ambiente de trabalho que seja sustentável e vantajoso para trabalhadores e empresas.
O SINDIÓPTICA-CINEFOTO-RIO/NITERÓI apela aos parlamentares para que reavaliem essa proposta, buscando alternativas que conciliem o desenvolvimento econômico, a preservação dos ativos e o bem-estar dos trabalhadores, sem sobrecarregar financeiramente as empresas, e sem comprometer a estabilidade do mercado de trabalho.